Projetos Integradores

PELOS CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE: EXTENSÃO,  INTERNACIONALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (2024-atual)

Descrição: Este projeto tem por objetivo principal contribuir para a melhoria do conceito do PPGCISH UERN junto à agência reguladora externa por meio de estratégias autônomas de planejamento e consolidação das ações que caracterizam o PPGCISH enquanto programa interdisciplinar e de impacto econômico, social e cultural relevantes em sua região de atuação. Tem por fundamento o Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas em diálogo com o Planejamento de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016-2026) (UERN), o Plano Institucional de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu (2019-2026) (PROPEG/UERN), e o Plano Estratégico de Internacionalização da UERN (2022-2025). Para tanto, o apoio ofertado pela CAPES irá contribuir de maneira significativa no que se refere à ampliação de todas as suas ações, a qualificação técnica e infraestrutural, a formação de pesquisas e pesquisadores interdisciplinares e humanísticos por meio de seus diversos projetos (de pesquisas e de extensão) bem como de suas ações com vistas à ao fortalecimento do diálogo interdisciplinar com outros pesquisadores/instituições e outras áreas do conhecimento. Destaca os cinco eixos de caráter geral a partir dos quais serão engendradas as ações previstas: (1) Projetos de Pesquisa integradores; (2) Núcleos de Extensão; (3) Reformulação do currículo; (4) Política de autoavaliação; (5) Estratégia de exposição na internet; (6) Ações de Internacionalização e Mobilidade Docente. As estratégias para o aumento da produção técnica, inserção e impacto social foram apresentadas seguindo as ações que já vêm sendo realizadas pelos docentes e discentes. Como acréscimo, planeja a criação de dois núcleos de Extensão: Núcleo de Humanidades Digitais e Núcleo de Diversidade e Inclusão Social. Ao final, espera-se consolidar a atuação do PPGCISH em sua região e a alcançar a coesão dos seus produtos sociais por meio dos impactos econômico, cultural e da internacionalização do programa, além de elevar o conceito de avaliação externa da CAPES de três para quatro.

Integrantes: Ailton Siqueira de Sousa Fonseca – Integrante / Jucieude de Lucena Evangelista – Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho Martins – Integrante / Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / CARLOS EDUARDO MARTINS TORCATO – Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES


 

CAMINHOS DA INTERDISCIPLINARIDADE: FORMAÇÃO HUMANISTA, DIALOGIA DE SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS (2022 – Atual)

Descrição: Este projeto visa planear ações estratégicas de estímulo à formação de recursos humanos no âmbito da formação discente, da troca de saberes entre docentes da pós-graduação e doutores recém-formados que tenham oportunidade de atuar na formação humanista dentro do PPGCISH/UERN. O curso de mestrado em Ciências Sociais e Humanas da UERN oferece uma formação intelectual abrangente e interdisciplinar baseada no aprofundamento e aprimoramento das teorias, da epistemologia e de metodologias das Ciências Sociais e Humanas. Seu objetivo é fomentar a construção de conhecimentos necessários à realização de análises sobre fenômenos sociais e culturais, através da articulação consistente entre teoria, pesquisa, prática, compromisso social e uma formação humanista. A especificidade do profissional formado pelo PPGCISH está na reflexão interdisciplinar sobre a condição dos sujeitos, das práticas cotidianas, da produção de saberes e da diversidade de problemas de investigação expressos nas linhas de pesquisa.

Integrantes: Ailton Siqueira de Sousa Fonseca – Integrante / Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / Marcos Mariano Viana da Silva – Integrante / Arlindo José de Souza Neto – Integrante.


 

Interculturalidade, Relações Étnico-Raciais e Educação (2023 – Atual)

Descrição: A presente proposta faz parte de um conjunto de iniciativas que visam integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPGCISH/UERN, do POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e do PPG em Serviço Social e Políticas Públicas da (PPGSSDS) e as experiências de docentes que vem acontecendo desde o ano de 2021, quando os professores passaram a atuar em projetos conjuntos na extensão, procurando ampliar seus projetos de pesquisa e o caráter interdisciplinar dos programas. O projeto visa ampliar a inserção social do programa de modo a contribuir para a disseminação dos saberes produzidos na academia com temática intercultural, étnica e racial. Visa estimular estudos sobre os impactos sociais de políticas de ação afirmativa e ampliar o debate sobre a educação étnico-racial, a interculturalidade. O desenvolvimento do projeto tem por finalidade trazer para o conhecimento científico a consciência sobre os processos educativos comunitários e os problemas de desigualdade, levando em conta também os saberes artísticos e culturais, provocando impacto na formação discente e no acesso a novas oportunidades de atuação social.

Integrantes: Karlla Christine Araújo Souza – Integrante / Luan Gomes dos Santos de Olivieira – Integrante / Ozaias Antônio Batista – Integrante / Tobias Arruda Queiroz – Integrante / Carlos Eduardo Martins Torcato – Coordenador.


 

Interculturalidade na Universidade Pública, Ações Afirmativas, Inclusão Social e Relações Étnico-Raciais (2024 – Atual)

Descrição: A presente proposta tem como finalidade proporcionar a cooperação internacional entre programas de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade de Évora (UÉvora) e da Universidade de Brasília, por meio de pesquisas sobre interculturalidade no ensino superior, políticas de ação afirmativa, as desigualdades étnico-sociais no Brasil e relações étnico-raciais. Com o projeto pretende-se promover a qualificação de estudantes pretos, pardos e indígenas.

Integrantes: Guilherme Paiva de Carvalho – Coordenador / Eliane Anselmo da Silva – Integrante / Tobias Arruda Queiroz – Integrante / José Manuel Vieira Soares de Resende – Integrante / Jean Mac Cole Tavares Santos – Integrante / Karlla Christine Araújo Souza – Integrante / Francisco Vieira da Silva – Integrante / Bruno Miguel de Almeida Dionísio – Integrante / Marília Evangelina Sota Favinha – Integrante / Ema Cláudia Ribeiro Pires – Integrante / Christiane Machado Coêlho – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Outra.

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter