Da ciência à poesia: a trajetória intelectual de Ernesto Sabato e Mia Couto (2023 – Atual)
Descrição: A proposta desse projeto faz parte de uma pesquisa maior m andamento no Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN) sobre itinerários intelectuais que tem como objetivo geral, entender como os poetas, escritores e artistas pensaram o mundo. Como uma extensão desse projeto maior, esta pesquisa (nessa primeira fase) investe esforços cognitivos e ações práticas para estudar e analisar dois poetas/escritores literários que abandonaram a ciência e se entregaram a literatura, a poesia: Ernesto Sabato e Mia Couto. O primeiro latino-americano, já falecido, e o segundo, moçambicano, vivo. Mesmo que cada um deles possuam suas singularidades incomparáveis, ambos apresentam uma história complexa, inquietante, desafiadora, apaixonada pelo conhecimento e um grande interesse em escreve sobre a condição humana e o mundo contemporâneo. Essa pesquisa é guiada no sentido de compreender uma grande questão: o que esses poetas/escritores pensam do mundo, da ciência e da importância da literatura? Para responder a essa pergunta, selecionamos de Ernesto Sabato quatro obras consideradas autobiográficas: Meus fantasmas: entrevistas com Carlos Catania; Diálogos: Borges e Sabato; Entre o sangue e as letras (entrevistas); Antes do Fim: memórias; e A Resistência: cartas. De Mia Couto, delimitamos quatro obras: Pensatempos (textos de opinião); Cronicando (crônicas); E se Obama fosse africano? E outras intervenções; e Pensageiro frequente (Crônicas). Metodologicamente, iremos ler, fazer fichamentos temáticos e analisar esses textos a partir do método escuta sensível do Renê Barbier. Com isso, esperamos aprofundar a pesquisa sobre itinerários intelectuais, contribuirmos para o diálogo entre ciência e literatura e refletirmos sobre a condição humana e o mundo em que vivemos. Acreditamos que os poetas nos ajudarão a pensar, ainda mais, sobre o mundo e nós mesmos. Palavras-chave: Mundo; Poesia; Ciência; Ernesto Sabato; Mia Couto.
Integrantes: Ailton Siqueira de Sousa Fonseca – Coordenador.
Formação de professores, meios de comunicação e tecnologias de informação nos cursos de licenciatura da Faculdade de Letras e Artes da FALA/UERN (2022 – Atual)
Descrição: A pesquisa investiga a formação docente para o ensino básico, relativa ao uso de meios de comunicação e tecnologias de informação, em cursos de licenciatura no âmbito das Faculdades do Campus Central da Universidade do estado do Rio Grande do Norte.
Integrantes: Jucieude de Lucena Evangelista – Coordenador / Aline da Silva Fonseca – Integrante
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
BOAS PRÁTICAS SOBRE A COVID-19 EM MOSSORÓ: EMPODERAMENTO FEMININO, ECOLOGIAS DE SABERES E DE VIDA (2022 – Atual)
Descrição: Este projeto é uma extensão de projeto maior aprovado na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 ? Pesquisas para enfrentamento da COVID 19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves e tem como programa de execução na cidade de Mossoró (UERN) a articulação com a população de Catadoras de Materiais Recicláveis da Associação Comunitária Reciclando para a Vida ACREVI-Mossoró. Nesse projeto propomos um diálogo entre saberes com comunidades locais a partir do olhar da antropologia interseccional, da sociologia de(s)colonial, e os processos de tradução cultural.
Integrantes: Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / Paloma Paula Pereira Gondim – Integrante.
Etnografia das práticas agroecológicas de agricultores familiares na Feira Agroecológica no município de Sumé/PB: formando um inventário da realidade de sabedorias tradicionais (2023 – Atual)
Descrição: Este projeto de pesquisa de iniciação científica tem por objetivo cartografar socialmente (mapear, identificar, analisar e traduzir) os diversos mestres e mestras camponeses a respeito de saberes e práticas tradicionais dos(as) agricultores(as) familiares da Feira Agroecológica do município de Sumé/PB e em que medida podem colaborar com a elaboração de um inventário agroecológico. A pesquisa é de natureza qualitativa, tomando a etnografia (VIVEIROS DE CASTRO, 2002) como estratégia metodológica, no que diz respeito a uma perspectiva de diálogo entre saberes científicos e tradicionais (ALMEIDA, 2017). Espera-se com este projeto criar um pequeno Glossário, Atlas de saberes e práticas da tradição que constroem o modo de vida dos povos do campo.
Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.
Inventário da realidade dos agricultores familiares na Feira Agroecológica no município de Sumé/PB: modos de convivência com o semiárido e tecnologias sociais (2023 – Atual)
Descrição: Este projeto de pesquisa de iniciação científica tem por objetivo cartografar socialmente (mapear, identificar, analisar e traduzir) os diversos mestres e mestras camponeses a respeito de saberes e práticas tradicionais dos(as) agricultores(as) familiares da Feira Agroecológica do município de Sumé/PB e em que medida podem colaborar com a elaboração de um inventário agroecológico. A pesquisa é de natureza qualitativa, tomando a etnografia (VIVEIROS DE CASTRO, 2002) como estratégia metodológica, no que diz respeito a uma perspectiva de diálogo entre saberes científicos e tradicionais (ALMEIDA, 2017). Espera-se com este projeto criar um pequeno Glossário, Atlas de saberes e práticas da tradição que constroem o modo de vida dos povos do campo.
Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.
Uma leitura etnográfica das práticas agroecológicas de agricultores familiares na Feira Agroecológica no município de Sumé/PB (2023 – Atual)
Descrição: Este projeto de pesquisa de iniciação científica tem por objetivo cartografar socialmente (mapear, identificar, analisar e traduzir) os diversos mestres e mestras camponeses a respeito de saberes e práticas tradicionais dos(as) agricultores(as) familiares da Feira Agroecológica do município de Sumé/PB e em que medida podem colaborar com a elaboração de um inventário agroecológico. A pesquisa é de natureza qualitativa, tomando a etnografia (VIVEIROS DE CASTRO, 2002) como estratégia metodológica, no que diz respeito a uma perspectiva de diálogo entre saberes científicos e tradicionais (ALMEIDA, 2017). Espera-se com este projeto criar um pequeno Glossário, Atlas de saberes e práticas da tradição que constroem o modo de vida dos povos do campo.
Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.
Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho? análise sobre como Chico Xavier realizou apropriações e interlocuções com livros didáticos de História para reconfigurar o Espiritismo brasileiro durante o Estado Novo (1935-1938) (2021 – Atual)
Descrição: Com esse projeto pretendemos pesquisar sobre as interlocuções e apropriações realizadas por Xavier na escrita psicográfica de? Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho? Não cabe no recorte adotado um posicionamento no debate acerca dos fenômenos mediúnicos ou parapsicológicos. O Espiritismo nele será abordado como fenômeno editorial. É sob tal perspectiva que a pesquisa se inscreve nas fileiras de uma História cultural do livro e da leitura. É neste sentido que investigaremos assim a criação do livro, Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. A obra teve uma importância central na definição de uma autoimagem religiosa e brasileira para os espiritistas, possuindo diversos usos desta pela FEB ao longo do século XX. Contudo, carecemos ainda de estudos históricos para possibilitar a compreensão sobre como médium mineiro realizou apropriações e estabeleceu interlocuções na produção da sua literatura. Nossas inquietações voltam-se assim para operações literárias postas em funcionamento por Chico Xavier na escrita psicográfica da obra. Enfocaremos os dispositivos do texto e da edição materializados no texto psicografado pelo Médium, visando desvelar as apropriações e interlocuções nele presentes. Essa questão representa justamente nossa pergunta central: Quais as interlocuções e apropriações implementadas por Xavier para a produção psicográfica do livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho? Definimos o recorte cronológico da pesquisa entre os anos de 1935 e 1938, sendo o primeiro, o marco do surgimento de Humberto de Campos como autor espiritual e o segundo, a publicação do texto propriamente dito. A autoralidade compartilhada no binômio Campos-Xavier também engendrava concomitantemente a necessidade do estabelecimento de intensas interlocuções com a obra original do autor enquanto vivo para? comprovar? a autoria espiritual. Este será um dos vieses a serem identificados em nossas análises. Entretanto, nosso interesse investigativo recai também sobre outros aspectos. Sabemos o livro foi utilizado para responder a uma série de demandas advindas do Estado Novo. Procuraremos assim identificar os indícios e sinais de contraposição discursiva aos interlocutores do Espiritismo durante o período em foco. Não obstante, nossa principal preocupação será analisar as apropriações realizadas a produção didática relativa à História escolar durante a década de 1930 para a composição da obra. No período do recorte cronológico deste projeto, eram nomes com grande circulação nacional, enquanto autores de livros didáticos da História escolar, Pedro Calmon, com a obra História da Civilização Brasileira (1934) e Pandiá Calógeras, com o livro Formação Histórica do Brasil (1935). Buscaremos desta forma, analisar as apropriações e interlocuções com essa literatura didática, realizadas por Xavier para composição da escrita psicográfica de Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.
Integrantes: Andre Victor Cavalcanti Seal da Cunha – Coordenador / Arnaldo Pinto Júnior – Integrante.
Uma história da capoeira no Rio Grande do Norte: da vadiagem à patrimonialização (2023 – Atual)
Descrição: A capoeira é uma prática cultural multifacetada que passou por inúmeras modificações ao longo do tempo até sua consolidação como patrimônio cultural imaterial da humanidade, reconhecida pela UNESCO. O projeto pesquisa a formação dessa prática no território do Rio Grande do Norte através de um diálogo entre a produção historiográfica e as incidências do termo nos jornais disponibilizados na Hemeroteca Digital Brasileira. A pesquisa está vinculada ao Projeto de Extensão Capoeira Angola na UERN e busca através das fontes primárias e secundárias consultadas construir materiais didáticos que auxiliem a prática extensionista. Além disso, acredita-se que seja possível construir materiais científicos inéditos que reforcem a UERN como centro de prática e de pesquisa na temática da tradição afro-brasileira.
Integrantes: Carlos Eduardo Martins Torcato – Coordenador / Paulo Michel da Silva Soares – Integrante / Ana Vitória Silva Oliveira – Integrante.
Práticas em Humanidades Digitais: História da África (2023-Atual)
Descrição: Os projetos da série? Práticas em Humanidades Digitais? fazem parte do Programa Institucional de Monitoria (UERN) e visam auxiliar a classe discente nas tarefas relacionadas à modelagem de dados a partir de curadoria de informações da cibercultura. Busca-se fortalecer o ambiente da turma na prática da curadoria digital, ou seja, são apresentados problemas para verificar a sua veracidade/viabilidade. É um exercício prático de teoria da história, envolvendo transformar um relato de um recorte teórico metodológico (positivismo) em outro (história global, marxismo) através do uso de roteiros que padronizam a informação para inserção em um banco de dados. Na África o foco é a expansão islâmica e a relação entre grupos sedentários e nômades no espaço do Mediterrâneo e do Sael.
Integrantes: Carlos Eduardo Martins Torcato – Coordenador / Jarbas Souto de Souza Junior – Integrante.
O banditismo nas províncias do Norte do Brasil em perspectiva comparada com o sul da Espanha, norte de Portugal e patagônia argentina. (2023 – Atual)
Descrição: O projeto em o escopo de pensar os banditismos no Brasil no Século XIX, em especial nas províncias no Norte e analisar em perspectiva comparada o fenômeno da criminalidade rural em Portugal, Espanha e Argentina, para apreender suas diferenças e contextos específicos em que ele se apresenta.
Integrantes: Francisco Linhares Fonteles Neto – Coordenador.
O simbolismo da terra no cancioneiro da educação do campo (2020 – Atual)
Descrição: A presente pesquisa se propõe a tecer leituras das imagens poéticas encontradas em algumas canções adotadas pelos movimentos sociais do campo. A fundamentação teórico-metodológica tem por base o simbolismo da imaginação material de Gaston Bachelard. A relação de intimidade com a terra possibilita ao camponês se identificar com o chamado que emana dos movimentos em defesa da educação do campo, agregando essa experiência a uma perspectiva educacional em conexão com a natureza. Por intermédio das poéticas apresentadas, o simbolismo da terra se traduz em crítica à realidade social hegemônica, desconstrói a dicotomia homem/natureza, desnaturaliza e favorece a emancipação da vontade.
Integrantes: Ozaias Antônio Batista – Coordenador.
Prática do ensino de sociologia para a disciplina Sociologia Rural (2022 – Atual)
Descrição: O presente projeto se propõe a desenvolver atividades de ensino na disciplina sociologia rural. Como referencial teórico-metodológico, adotaremos alguns pressupostos da pedagogia freireana (FREIRE, 1996; 1987) no processo de planejamento e execução das atividades de ensino. Este projeto se manifesta enquanto uma importante iniciativa para formação acadêmico-profissional dos bolsistas e professor orientador, uma vez que as atividades a ser desenvolvidas irão ao encontro de experiências reais que não se restringem à formação tradicionalista de educadores ou acadêmicos, mas sim profissionais capacitados para articular com melhor eficiência as diversas dimensões e cenários da produção e partilha do conhecimento durante a prática educativa. Apontamos também outros resultados esperados: a) Melhora no desempenho acadêmico-científico dos discentes matriculados na disciplina contemplada com esse projeto; b) Aproximação entre o tripé universitário: ensino-pesquisa-extensão; c) Aprendizagem, por parte dos bolsistas e docente orientador, voltada para elaboração de materiais didáticos que possibilitem uma melhor aprendizagem dos conteúdos disciplinares; d) Melhor articulação do conteúdo disciplinar com a realidade profissional dos discentes matriculados na disciplina contempladas por este projeto a partir da construção do espaço de diálogo mais consiste com os discentes da disciplina (uma vez que o professor orientador contará com o auxílio dos bolsistas do projeto).
Integrantes: Ozaias Antônio Batista – Coordenador.