Projetos da Linha “Cotidiano, Identidades e Subjetividades”

Da ciência à poesia: a trajetória intelectual de Ernesto Sabato e Mia Couto (2023 – Atual)

Descrição: A proposta desse projeto faz parte de uma pesquisa maior m andamento no Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN) sobre itinerários intelectuais que tem como objetivo geral, entender como os poetas, escritores e artistas pensaram o mundo. Como uma extensão desse projeto maior, esta pesquisa (nessa primeira fase) investe esforços cognitivos e ações práticas para estudar e analisar dois poetas/escritores literários que abandonaram a ciência e se entregaram a literatura, a poesia: Ernesto Sabato e Mia Couto. O primeiro latino-americano, já falecido, e o segundo, moçambicano, vivo. Mesmo que cada um deles possuam suas singularidades incomparáveis, ambos apresentam uma história complexa, inquietante, desafiadora, apaixonada pelo conhecimento e um grande interesse em escreve sobre a condição humana e o mundo contemporâneo. Essa pesquisa é guiada no sentido de compreender uma grande questão: o que esses poetas/escritores pensam do mundo, da ciência e da importância da literatura? Para responder a essa pergunta, selecionamos de Ernesto Sabato quatro obras consideradas autobiográficas: Meus fantasmas: entrevistas com Carlos Catania; Diálogos: Borges e Sabato; Entre o sangue e as letras (entrevistas); Antes do Fim: memórias; e A Resistência: cartas. De Mia Couto, delimitamos quatro obras: Pensatempos (textos de opinião); Cronicando (crônicas); E se Obama fosse africano? E outras intervenções; e Pensageiro frequente (Crônicas). Metodologicamente, iremos ler, fazer fichamentos temáticos e analisar esses textos a partir do método escuta sensível do Renê Barbier. Com isso, esperamos aprofundar a pesquisa sobre itinerários intelectuais, contribuirmos para o diálogo entre ciência e literatura e refletirmos sobre a condição humana e o mundo em que vivemos. Acreditamos que os poetas nos ajudarão a pensar, ainda mais, sobre o mundo e nós mesmos. Palavras-chave: Mundo; Poesia; Ciência; Ernesto Sabato; Mia Couto.

Integrantes: Ailton Siqueira de Sousa Fonseca – Coordenador.


 

A cor das eleitas: análise interseccional e identidade racial na representação feminina do legislativo municipal. (2023 – Atual)

Descrição: A literatura que versa sobre a participação feminina na política aponta para a sub-representação ao longo dos anos (MIGUEL; QUEIROZ, 2006; BOLOGNESI, 2012), mesmo com as dinâmicas de inserção de leis, cotas e mudanças nas regras eleitorais (TABARES, CONCEIÇÃO E MARQUES, 2021), muito em parte por termos um sistema partidário que fomenta as disparidades internas entre os candidatos que tem mais ou menos recursos e, também por uma construção do feminino que precisa duplamente provar que tem qualidades para assumir cargos institucionais. Quando estes dados são cruzados à questão racial, o cenário toma contorno e cor, a falta de representação de políticos negros é expressiva, e, quando se trata das mulheres, compreende-se que ela está num ambiente ainda mais adverso, sem tantos recursos ou disponibilidade para o envolvimento político (MATOS, 2011). Dados bem recentes apontam que as mulheres negras constituem menos de 7 de pessoas eleitas nas últimas eleições municipais (RAMOS; AMPARO, 2022), estes dados convergem para as disparidades nos indicativos de moradia, rendimentos, acesso a bens, internet, frequência escolar, violência (IBGE, 2019). O que se percebeu é que fazer a análise das candidaturas de mulheres negras requer uma confluência de fatores ligadas à realidade material das mesmas, reivindicando a identidade como uma categoria que faz emergir direitos sociais e políticos. Neste sentido a abordagem interseccional que reconhece a confluência de categorias como gênero, classe e raça constitui uma importante ferramenta de análise teórico metodológica, pois, tensiona os padrões distintos de relações interseccionais que no Brasil se implantaram mediante o mito da democracia racial (COLLINS, 2020)..

Integrantes: Cyntia Carolina Beserra Brasileiro – Coordenador / Antônia Alessandra Lília dos Santos Nunes – Integrante.


 

Cartografia da violência em Mossoró (2009-2012)

Descrição: A presente proposta consiste numa pesquisa sobre a distribuição de crimes no município de Mossoró, onde buscaremos realizar uma cartografia da violência na cidade a partir das ocorrências de crimes contra o patrimônio (furtos e roubos). Para isso utilizaremos a análise estatística dos Boletins de Ocorrência do período de 2009 a 2012. Em seguida, procederemos ao georreferenciamento e cartografia do crime em Mossoró a partir das ocorrências de crimes contra o patrimônio.

Integrantes: Francisco Vanderlei de Lima – Coordenador / Elcimar Dantas Pereira – Integrante / Paulo César Moura e Silva – Integrante / Mademerson Leandro da Costa – Integrante.


 

Capital Erótico e Relações de Trabalho na Hotelaria: um estudo qualitativo na cidade de Mossoró/RN (2023 – Atual)

Descrição: PIBIC-CNPq Cota 2023-2024.

Integrantes: Jean Henrique Costa – Coordenador / Iáscara Gislâne Cavalcante Alves – Integrante / Michele Costa Alves – Integrante.


 

Cinema, estigma e ideologia: perspectivas não autorizadas sobre o Brasil nos curtas-metragens Alô Amigos: Aquarela (1942) e Você Já foi à Bahia? (1944) 2022 – Atual

Descrição: Este projeto dá continuidade à pesquisa PIBIC/CNPq (2021-2022)? ainda em andamento? Intitulada Cinema e narrativas ideológicas: clichês e estereótipos sobre o Brasil no filme? Turistas? de John Stockwell, cuja problemática trouxe alguns insights socioantropológicos acerca do filme? Turistas? (2006), buscando mostrar como a narrativa fílmica reproduz estereótipos referentes à cultura e à população brasileira a partir da perspectiva não autorizada de um grupo de amigos estrangeiros que chegam ao Brasil e que, após um acidente, se deparam com diversas situações caricaturais. Na cota anterior, partimos da seguinte indagação: Como um filme como Turistas, carregado de clichês e estereótipos, pode influenciar na maneira como estrangeiros enxergam o Brasil? Para responder a tal inquietação, o estudo em andamento apreende como se constroem e de onde vêm esses estereótipos, entendendo-os enquanto estigmas negativos através de uma obra de ficção, buscando interligar esse tópico com a chamada turismofobia. Para a cota 2022/2023, pretendemos continuar com a discussão envolvendo o Brasil e seus estigmas espaciais a partir de outras duas produções: Alô Amigos: Aquarela (1942) e Você Já foi à Bahia? (1944), ambas da Disney. Nelas, assim como no filme? Turistas? (2006), verifica-se um Brasil retratado a partir de uma narrativa caricata da cultura a partir de um enclave turístico imaginário estereotipado desde uma perspectiva não autorizada enquanto estigma negativo. Nesse sentido, tais narrativas fílmicas retratam um país reduzido às condições de pobreza, de violência e de corrupção, tomado por personagens ardilosos, vis e perigosos que abusam da inocência do visitante ávido por experiências exóticas. .

Integrantes: Jean Henrique Costa – Coordenador / Iáscara Gislâne Cavalcante Alves – Integrante / Jacqueline Barbosa de Oliveira – Integrante.

Financiador(es): Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Bolsa.


 

Formação de professores, meios de comunicação e tecnologias de informação nos cursos de licenciatura da Faculdade de Letras e Artes da FALA/UERN (2022 – Atual)

Descrição: A pesquisa investiga a formação docente para o ensino básico, relativa ao uso de meios de comunicação e tecnologias de informação, em cursos de licenciatura no âmbito das Faculdades do Campus Central da Universidade do estado do Rio Grande do Norte.

Integrantes: Jucieude de Lucena Evangelista – Coordenador / Aline da Silva Fonseca – Integrante

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


 

BOAS PRÁTICAS SOBRE A COVID-19 EM MOSSORÓ: EMPODERAMENTO FEMININO, ECOLOGIAS DE SABERES E DE VIDA (2022 – Atual)

Descrição: Este projeto é uma extensão de projeto maior aprovado na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 ? Pesquisas para enfrentamento da COVID 19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves e tem como programa de execução na cidade de Mossoró (UERN) a articulação com a população de Catadoras de Materiais Recicláveis da Associação Comunitária Reciclando para a Vida ACREVI-Mossoró. Nesse projeto propomos um diálogo entre saberes com comunidades locais a partir do olhar da antropologia interseccional, da sociologia de(s)colonial, e os processos de tradução cultural.

Integrantes:
Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / Paloma Paula Pereira Gondim – Integrante.


Etnografia das práticas agroecológicas de agricultores familiares na Feira Agroecológica no município de Sumé/PB: formando um inventário da realidade de sabedorias tradicionais (2023 – Atual)

Descrição: Este projeto de pesquisa de iniciação científica tem por objetivo cartografar socialmente (mapear, identificar, analisar e traduzir) os diversos mestres e mestras camponeses a respeito de saberes e práticas tradicionais dos(as) agricultores(as) familiares da Feira Agroecológica do município de Sumé/PB e em que medida podem colaborar com a elaboração de um inventário agroecológico. A pesquisa é de natureza qualitativa, tomando a etnografia (VIVEIROS DE CASTRO, 2002) como estratégia metodológica, no que diz respeito a uma perspectiva de diálogo entre saberes científicos e tradicionais (ALMEIDA, 2017). Espera-se com este projeto criar um pequeno Glossário, Atlas de saberes e práticas da tradição que constroem o modo de vida dos povos do campo.

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.


Inventário da realidade dos agricultores familiares na Feira Agroecológica no município de Sumé/PB: modos de convivência com o semiárido e tecnologias sociais (2023 – Atual)

Descrição: Este projeto de pesquisa de iniciação científica tem por objetivo cartografar socialmente (mapear, identificar, analisar e traduzir) os diversos mestres e mestras camponeses a respeito de saberes e práticas tradicionais dos(as) agricultores(as) familiares da Feira Agroecológica do município de Sumé/PB e em que medida podem colaborar com a elaboração de um inventário agroecológico. A pesquisa é de natureza qualitativa, tomando a etnografia (VIVEIROS DE CASTRO, 2002) como estratégia metodológica, no que diz respeito a uma perspectiva de diálogo entre saberes científicos e tradicionais (ALMEIDA, 2017). Espera-se com este projeto criar um pequeno Glossário, Atlas de saberes e práticas da tradição que constroem o modo de vida dos povos do campo.

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.


 

Uma leitura etnográfica das práticas agroecológicas de agricultores familiares na Feira Agroecológica no município de Sumé/PB (2023 – Atual)

Descrição: Este projeto de pesquisa de iniciação científica tem por objetivo cartografar socialmente (mapear, identificar, analisar e traduzir) os diversos mestres e mestras camponeses a respeito de saberes e práticas tradicionais dos(as) agricultores(as) familiares da Feira Agroecológica do município de Sumé/PB e em que medida podem colaborar com a elaboração de um inventário agroecológico. A pesquisa é de natureza qualitativa, tomando a etnografia (VIVEIROS DE CASTRO, 2002) como estratégia metodológica, no que diz respeito a uma perspectiva de diálogo entre saberes científicos e tradicionais (ALMEIDA, 2017). Espera-se com este projeto criar um pequeno Glossário, Atlas de saberes e práticas da tradição que constroem o modo de vida dos povos do campo.

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.


 

Impactos da Pandemia da Covid19 Na Agricultura Familiar de Base Agroecológica No Município de Mossoró/RN: Desafios e Alternavas (2022 – 2023)

Descrição: O projeto tem como objetivo identificar o impacto da pandemia da Covid-19 para a agricultura familiar de base agroecológica, a Rede de Comercialização e Economia Solidária (RXX) no município de Mossoró/RN. Complementarmente, identificar desafios e alternativas significativas encontradas para superar os obstáculos impostos pela pandemia; apoios e suportes governamentais e não-governamentais nesse período, medidas sanitárias adotadas; adoção de novas estratégias de produção e comercialização. Em termos de metodologia, utilizaremos da abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso envolvendo a RXX, como campo de estudo. Pretende pesquisar dados secundários e primários. Neste caso, com a aplicação de entrevistas junto a agricultores e agricultoras familiares e coordenadores da Rede XiqueXique (RXX), abordando os seguintes aspectos: (a) Impactos da pandemia sobre os pequenos produtores rurais; (b) Impactos da pandemia sobre a RXX; (c) acesso aos programas de suporte e apoio governamentais e não-governamentais durante a pandemia; (d) adoção de práticas sanitárias; (e) estratégias e alternativas para a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Integrantes: Maria Betânia Ribeiro Torres – Coordenador / Stephane Loyde Pinheiro da Silveira – Integrante. 


 

A educação libertadora de Paulo Freire e o Teatro de Temática Científica na Licenciatura em Educação do Campo (2022 – Atual)

Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Coordenador / Francisco Souto de Souza Junior – Integrante.


 

O avanço da energia eólica na região da costa branca do rio grande do norte e conflitos socioambientais (2021 – Atual)

Descrição: De acordo com dados de novembro de 2018 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil possui 568 parques de produção de energia eólica, dentre os quais 472 estão localizados na região Nordeste e 146 estão instalados apenas no RN. Mediante a retórica do desenvolvimento, avançam no semiárido nordestino grandes projetos de energia eólica que, se de um lado, visam contribuir com a autonomia da matriz energética do país, ao mesmo tempo, em nível local, provoca profundas alterações e reordenamentos no sentido de vida compartilhado dentro de comunidades camponesas. As tensões e negociações resultantes do contato das comunidades onde se instalam os projetos enquadra-se no contexto do que, na atualidade, são chamados de conflitos socioambientais, relacionados a integração de territórios tradicionais às diferente cadeias do mercado de commodities. Essa pesquisa se propõe a compreender, a partir de uma perspectiva etnográfica, as impressões de pessoas que dividem espaço com parques de energia eólica, com foco em suas percepções sobre as mudanças provocadas em seu cotidiano regular. Ao mesmo tempo, busca identificar e caracterizar os diferentes atores sociais envolvidos nos processos e suas respectivas cotas de poder. De posse desses dados, buscaremos realizar um mapeamento das disputas e tensões que envolvem agentes públicos, privados, setores organizados e não organizados das comunidade em questão.

Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Coordenador / Daniela Faria Florêncio – Integrante.


 

O campo da práxis da educação do campo: as dimensões da coletividade pedagógica na experiência da Ledoc/Ufersa (2020 – Atual)

Descrição: Enquanto produto da luta histórica dos setores camponeses organizados, a educação do campo tem se estruturado como alternativa ao modelo de educação tradicional; prevendo, em nível superior, um ambiente de ensino e aprendizagem no qual a formação profissional está diretamente associada a instrumentalização dos estudantes, para promoverem mudanças em suas comunidades de origem. Enquanto projeto de escola, de educação e de disputa pelo próprio sentido da vida em sociedade, a educação do campo é atravessada pela noção de ?práticas coletivas?, que por sua vez remete ao princípio das reciprocidades típicas da organização camponesa. A ideia de coletivo, tão cara ao modo de vida camponês, é um dos fundamentos de sua bandeira educacional, de maneira que, sem isso, a educação do campo perde seu sentido. O objetivo dessa pesquisa é investigar a presença de práticas coletivas que integram o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Ledoc/Ufersa) a fim de compreender como efetivamente são aplicadas nas ações dos docentes do curso e repercutem na formação dos licenciandos. No que se refere ao levantamento de dados a partir da experiencia docente dos participantes desta pesquisa buscar-se-á uma tematização dos relatos com base nas já mencionadas categorias de Paulo Freire de modo a provocar o questionamento sobre a pertinência de ?práticas coletivas? na educação do campo.

Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Coordenador / Gerciane Maria da Costa Oliveira – Integrante.


 

Quem está engajado? Mulheres e jovens no acesso a políticas públicas em assentamentos rurais  (2016 – Atual)

Descrição: Esse projeto parte do pressuposto de que em razão do papel que assumem em relação à produção e reprodução familiar, jovens e mulheres tendem a se engajarem e assumirem posições de liderança nos processos participativos, em virtude do favorecimento/facilitação do trânsito entre assentamento e cidade, assim como pelas experiências participativas acumuladas ao longo de suas trajetórias e aproximações com movimentos sociais, sindicatos, escolas e ambientes institucionais diversos. Os sujeitos descritos apresentam um grau de engajamento que reclama uma análise mais detalhada sobre as condições objetivas da ação, motivações pessoais, ganhos individuais e coletivos. Aos processos de constituição da ação coletiva agrega-se a sociabilidade, autorrealização dos sujeitos ? a partir dos significados nutridos no âmbito dos movimentos sociais ?, seu status diferencial no grupo de assentados, possibilidade de acesso aos recursos materiais e trânsito entre as arenas públicas.

Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Integrante / Irene Alves de Paiva – Coordenador / Jeremias Alves da Silva – Integrante.


 

Capacidades estatais e Gestões municipais na saúde: um estudo do Oeste Potiguar do Rio Grande do Norte (2023 – Atual)

Descrição: A pesquisa parte da compreensão de que as dificuldades para a viabilização das políticas públicas no âmbito municipal no Brasil decorrem da relação entre o atual sistema federativo, em particular em seus aspectos fiscais, burocráticos, sistema político (essencialmente o modelo político-eleitoral) e a falta de participação social. A proposta tem por objetivo analisar as capacidades estatais para saúde nos 62 municípios do Oeste Potiguar do Rio Grande do Norte. Para isso, organizou-se de forma descritiva, através de uma pesquisa exploratória realizada por meio das etapas bibliográfica, documental e dados, definindo a partir daí, um percurso teórico-metodológico a ser seguido por Gomide e Pires (2014). Caracterizando por uma abordagem mista, explanatória, composta por uma etapa quantitativa, que considerou a análise de dados e outra qualitativa baseada nas análises documentais, que levantará dados e informações sobre arranjos institucionais dos municípios, com intuito de analisar suas respectivas capacidades estatais para implementação das políticas públicas de saúde. Observando a dimensão técnico administrativa, quanto na político-relacional.

Integrantes: Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros – Coordenador / Joao Vitor Bezerra de Souza – Integrante / ILUSKA LARISSA LEITE LINHARES – Integrante.


 

O LUGAR IMPORTA: GEOGRAFIA DO VOTO E EMENDAS DOS DEPUTADOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO NORTE (2022 – Atual)

Integrantes: Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros – Coordenador.


 

Habitação social no Rio Grande do Norte: do Banco Nacional de Habitação ao Programa Minha Casa Minha Vida (2020 – Atual)

Integrantes: Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros – Integrante / Sara Raquel Fernandes – Coordenador.

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