Núcleo de Ações Afirmativas e Inclusão

Núcleo de Políticas Públicas

Descrição: ‘Núcleo Políticas Públicas’, refere-se a uma iniciativa fundamental para construir uma reflexão teórico-prática acerca dos processos de políticas públicas voltado a estudantes, gestores públicos e organizações não-governamentais. Tem como premissa entender as mudanças ocorridas nas sociedades que condicionaram transformações no modo de ação estatal, na natureza das políticas públicas e na própria concepção do papel do Estado na nova conjuntura. Esperando contribuir para o aperfeiçoamento do setor público em Mossoró, na região do semiárido e no Rio Grande do Norte, numa perspectiva de formação interdisciplinar.

Integrantes: Cyntia Carolina Beserra Brasileiro – Integrante / Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros – Coordenador.


 

Narciso de Frente para o Espelho: Com Ciência e Juventude (2023 – Atual)

Descrição: Trata-se de uma ação de intervenção no universo escolar, desenvolvendo conversas, a partir de temas diversos, a fim de envolver os alunos num processo de debate e entendimento de alguns conceitos básicos sobre as Ciências Sociais.

Integrantes: Francisco Vanderlei de Lima – Coordenador / Elcimar Dantas Pereira – Integrante / João Freire Rodrigues – Integrante.


 

Interculturalidade, Relações Étnico-Raciais e Educação (2023 – Atual)

Descrição: O projeto é uma iniciativa do PPGCISH para fomentar participação de negros, indígenas e quilombolas na universidade com pesquisas sobre relações étnico-raciais, pelo incentivo a estratégias de ensino, pesquisa e extensão. Prevê a criação de núcleos para práticas extensionistas e pedagógicas, dentro das comunidades tradicionais.

Integrantes: Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / Luan Gomes dos Santos de Olivieira – Integrante / Ozaias Antônio Batista – Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho – Integrante / CARLOS ESDUARDO MARTINS TORCATO – Integrante.


 

Café Literário Quinta do Girassóis (2020 – Atual)

Descrição: Experiências com literaturas diaspóricas e de resistência. Parceria com a Universidade de Coimbra e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Integrantes: Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / Orivaldo Pimentel Lopes Junior – Integrante / Elsa Lechner – Integrante.


 

Observatório Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (2019 – Atual)

Descrição: O “Observatório Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais” (On-ABECS), como o nome indica, é um observatório vinculado a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, cujo foco é o acompanhamento de questões envolvendo o ensino das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) em seus diversos níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior), tais com a prática docente, as condições de trabalho, a formação profissional, a legislação educacional, o currículo e as políticas públicas relacionadas ao foco do On-ABECS. A logomarca faz alusão ao fato de que a ABECS está ?ligada? (on) aos acontecimentos relacionados ao ensino de Sociologia no país. O projeto envolve, à princípio, 15 instituições brasileiras de ensino, as quais sediarão os núcleos de atividades extensionistas e de pesquisas sobre o ensino de Ciências Sociais.

Integrantes: Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / Amurabi de Oliveira – Integrante / Andreia Santos – Integrante / Bruno Durães – Integrante / Fernanda Feijó – Integrante / Geovânia Toscano – Integrante / Joana Röwer – Integrante / Leandro Raizer – Integrante / Lígia Wilhelms Eras – Integrante / Marcelo Pinheiro Cigales – Integrante / Maria de Assunção Lima de Paulo – Integrante / Rafaela Reis – Integrante / Thiago Esteves – Integrante / Thiago Ingrassia Pereira – Integrante / Walace Ferreira – Integrante / Cristiano das Neves Bodart – Integrante.


 

Práticas educativas entre a Escola e a Comunidade Cigana Calon em Sousa/PB: educação, saúde, meio ambiente e arte (2022 – Atual)

Descrição: projeto se realizará realizar por meio da partilha do círculo de diálogo entre saberes, pautados na relação entre saúde, meio ambiente, arte e práticas educativas. Ele se destina como uma proposta a ser construída por vivências coletivas, ou seja, baseadas na vida cotidiana dos discentes que compõem a Comunidade Cigana Calon de Sousa/PB; Escola M. E. F Irmã Iraides Holanda Lavor, localizada entre os ranchos que formam a Comunidade Cigana, oferece as séries do Ensino Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I (dos 4 aos 11 anos).

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.


 

Encontro de Saberes (2020 – Atual)

Descrição: O Encontro de Saberes é um projeto que se iniciou no ano 2007. Surgiu como uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), resultante de uma parceria estabelecida junto à Universidade de Brasília (UnB), ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Cultura (MinC). O mesmo foi ampliado para mais seis universidades no Brasil (UFPA-BL, UFPA-BR, UECE, UFMG, UFJF, UFSB, UFRGS, Universidade Central do Carirí) e uma na Colômbia (Pontificia Universidad Javeriana), sendo as disciplinas regulares ditadas tanto na graduação quanto na pós-graduação. Na presente proposta, o Encontro de Saberes se propõe trazer a UFRN como um novo polo cuja especificidade local se encontra no interesse por incluir grupos sociais historicamente marginalizados, como a população em situação de rua e grupos de jovens das periferias urbanas. A presente proposta fortalece o intuito original do Encontro de Saberes no interesse por desenvolver diálogos Sul-Sul, incluindo a parceria com docentes dos cursos de antropologia e nutrição da UNSa, universidade pública federal do noroeste da Argentina, que possuem uma experiência de longa data junto às demandas em matéria ambiental, de saúde, educação, territorialidade e direitos humanos do povo indígena guarani dessa região.

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador / Ana Gretel – Integrante / Sandra S. Fernandes Erickson – Integrante / Paulo Victor Leite Lopes – Integrante / Elizabethe Fagundes de Souza – Integrante / Sidarta Ribeiro – Integrante / João Batista da Costa Júnior – Integrante / Jaciara Silva de Araújo – Integrante / Tayse Michele Campos – Integrante / Juliette Scarlet Galvão Aires Santos – Integrante / Marcelange Tomaz de Brito – Integrante / José Vanilson Torres da Silva – Integrante / María Eugenia Flores – Integrante / Paula Czarnecki – Integrante / Louise Caroline Gomes Branco – Integrante / Isabel Santana de Rose – Integrante / Emilly Mel Fernandes de Souza – Integrante.


 

Traduzindo as Lutas Antirracistas desde os Sules Globais Ações transversais desde Internet para o Enfrentamento ao Racismo Epistêmico e Estrutural no Ensino Superior e nas Comunidades (2020 – Atual)

 

Descrição: A presente proposta pauta uma série de ações em rede no marco da convocatória para Ações na Internet da ?Iniciativa para la Erradicación del Racismo en la Educación Superior? pertencente à Cátedra UNESCO ?Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina? da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), orientada a promover ações na internet que disparem reflexões e debates sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persiste nos sistemas de Educação Superior, contribuindo de forma ativa para a sua erradicação.

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Integrante / Ana Gretel – Coordenador.


 

PRÁTICAS EDUCATIVAS ENTRE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: Construindo reflexões com discentes de escolas públicas no Alto Sertão Paraibano. 2019 – Atual)

Descrição: O projeto se realizará por meio da partilha do círculo de diálogo entre saberes, pautados na relação entre saúde, meio ambiente e práticas educativas. Ele se destina como uma proposta a ser construída por vivências coletivas, ou seja, baseadas na vida cotidiana dos discentes que compõem algumas escolas da Rede Municipal de Ensino de Sousa/PB do Ensino Fundamental a partir do 8º e 9º ano (Escola Municipal Papa Paulo VI e Escola Municipal Rômulo Pires). A questão chave que nos impulsiona a estabelecer uma relação dialógica entre Universidade-Sociedade, corresponde ao fato de que a realidade contemporânea é marcada por uma cultura do descartável, do desenraizamento histórico, do consumo e da velocidade das relações sociais, perpassadas por um desprezo à educação popular e o crescimento do agronegócio que interfere na saúde da população humana. Sendo assim, tomaremos como itinerário a interseccionalidade entre gênero-raça/etnia (ecofeminismo), saúde (direitos dos/as usuários/as à saúde a partir da Lei Orgânica da Saúde ? LOS (8080/90), Política Nacional de Humanização (PNH), Política de Atenção à saúde de crianças e adolescentes) e meio ambiente (ecologia política) mediadas pelas práticas educativas à luz da perspectiva freireana. Esta proposta configura-se como uma ação extensionista na medida em que toma a relação saúde e meio ambiente como um horizonte de construção de práticas educativas críticas para a formação integral dos indivíduos e instituições abrangidos por esse projeto. Por fim, objetivamos tecer um processo educativo coletivo, capaz de propiciar reflexões pelos/as discentes participantes do projeto de modo que possam se perceber enquanto sujeitos sociais que estão inseridos no cotidiano das realidades direitos que serão discutidas a partir da efetivação do projeto de extensão aqui proposto.

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador / Cibelly Michalane Oliveira dos Santos Costa – Integrante / Helmara Gicceli Formiga Wanderley – Integrante.


 

“Alice no País dos Dinossauros”: memória e cultura popular de um sertanejo sousense (2015 – Atual)

Descrição: O projeto se realizará por meio da partilha e do diálogo como itinerário formativo de saberes da tradição em vista da preservação do patrimônio artístico e cultural que pode se construir e descobrir em torno do Vale dos Dinossauros, situado no Município de Sousa – PB. A questão chave que nos impulsiona a estabelecer uma relação dialógica entre Universidade – Sociedade, corresponde ao fato de que a realidade contemporânea é marcada por uma cultura do descartável.

Integrantes: Luan Gomes dos Santos de Oliveira – Coordenador.


 

Centro de Referência em Direitos Humanos e Educação do Semiárido (2023 – Atual)

Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Coordenador / Kyara Maria de Almeida Vieira – Integrante.


 

Saberes e modos de vida no semiárido: um inventário das práticas sociais, paisagens e culturas dos povos do campo (2023 – Atual)

Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Coordenador / Midia Medeiros Monteiro – Integrante.


 

NÚCLEO DE POLÍTICAS PÚBLICAS-NPP (2020 – Atual)

Descrição: ‘Núcleo Políticas Públicas’, refere-se a uma iniciativa fundamental para construir uma reflexão teórico-prática acerca dos processos de políticas públicas voltado a estudantes, gestores públicos e organizações não-governamentais. Tem como premissa entender as mudanças ocorridas nas sociedades que condicionaram transformações no modo de ação estatal, na natureza das políticas públicas e na própria concepção do papel do Estado na nova conjuntura. Esperando contribuir para o aperfeiçoamento do setor público em Mossoró, na região do semiárido e no Rio Grande do Norte, numa perspectiva de formação interdisciplinar.

Integrantes: Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros – Coordenador / Cyntia Carolina Beserra Brasileiro – Integrante / Nathalia Karoliny – Integrante / Alisson Kenede – Integrante / Crislayne Cristina Gadelha – Integrante / Douglas de Oliveira Santos – Integrante / Sofia Pessoa da Silva – Integrante / Gilmara Soares de Oliveira – Integrante / Pollyana Moura de Oliveira – Integrante / Amanda Lima Souza – Integrante.

 

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