Linhas de Pesquisa

Linguagens, Memória e Produção de Saberes

Tem por foco as diferentes linguagens veiculadas em múltiplos meios e materiais, tais como as tecnologias de comunicação e a mídia. Leva em conta a forma como os espaços de produção de saberes incorporam ao seu cotidiano linguagens apoiadas nas experiências, nas emoções, nas narrativas míticas, e nas linguagens artísticas da cultura popular, seus contos, suas falas, suas poesias: fontes de saber e valor. A partir da conjunção entre linguagem, conhecimento e poder, propõe uma nova leitura dos saberes científicos e suas fronteiras em relação às diferentes formas de expressão cultural utilizadas como marcas para a construção da memória individual ou coletiva: histórias de vida, festas, celebrações de religiosidade popular, saberes artesanais, poéticas da oralidade e da escrita. Explora reflexões acerca das dimensões discursivas da linguagem como forma de inscrição e enunciação de ubjetividades atreladas a relações de poder, trazendo à cena sujeitos que ao utilizarem a linguagem em suas práticas culturais encontram sentido para a produção de saberes discursivos.

Docentes vinculados à linha:

Ailton Siqueira De Sousa Fonseca
André Victor Cavalcanti Seal Da Cunha
Carlos Eduardo Martins Torcato
Francisco Linhares Fonteles Neto
Jucieude De Lucena EvangelistaJulita Gomes Maia de Sena
Karlla Christine Araújo Souza
Luan Gomes Dos Santos De Oliveira
Ozaias Antonio Batista

 

Cotidiano, Identidades e Subjetividades

Aglutina estudos acerca das experiências e práticas sociais cotidianas que envolvem construções de coletividades, elaborações culturais e simbólicas concernentes à produção diferencial e subjetiva e a enunciação de processos identitários de grupos e indivíduos, levando em conta os aspectos étnicos, raciais e de gênero, dentre outros. Inclui, ainda, reflexões sobre os processos de formação e expressão de subjetividades, percepções, afetos, pensamentos em meio às formações culturais e sociais, bem como a produção e transmissão de conhecimentos e saberes e modos de fazer, conceber e representar temporalidades e espacialidades de populações e/ou grupos sociais e culturalmente diferenciados. As análises propõem leituras e abordagens acerca da produção de identidades, dos contextos cotidianos de negociação e articulação das diferenças em torno dos processos de enunciação da cultura, no âmbito de sistemas de identificação cultural e das mobilizações identitárias coletivas, como uma dimensão generalizada do discurso humano; este explora e agencia as diferenças no intuito de produzir diversas concepções de identidade coletivas e de articular a fronteira da diferença, por meio das experiências cotidianas, diretas e simultâneas da continuidade e da ruptura, caracterizando a cultura como um universo aberto-fechado, permanentemente modificado pelas sequências dos eventos e que produz a inovação como algo intrínseco, dado e constante.

Docentes vinculados à linha:

Arlindo José de Souza Neto
Cyntia Carolina Beserra Brasileiro
Francisco Vanderlei de Lima
Guilherme Paiva de Carvalho
Jean Henrique Costa
Marcos Mariano Viana da Silva
Maria Betânia Ribeiro Torres
Melquisedeque de Oliveira Fernandes
Raoni Borges Barbosa
Terezinha C. de Albuquerque Neta Barros

 

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