Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes

Espera-se com o Grupo de Pesquisa prosseguir com parcerias do fazer acadêmico inovador (interdisciplinar, solidário e intercultural) robustecendo práticas de ensino de História Antiga, utilizando-se dos atrativos iconográficos para melhor entender, assimilar, e propagar a Antiguidade Oriental. O Grupo se justifica pela imposição das Imagens como ferramenta e fontes de conhecimentos, pesquisa e docência acerca da Antiguidade Tardia, sobre o Bizantinismo e sua repercussão como conteúdo nos livros didáticos. As novas metodologias e novos aportes teóricos transformam a História em exegeta do elemento imagético presente nos livros didáticos, impingindo nele a crítica quando estes negligenciam a autonomia das figuras no texto. A historiografia, agora também ocupada e atenta às finalidades do uso das imagens, não enxerga mais as ilustrações como instrumentos de deleite, mas pelo contrário, faz a partir delas algumas intervenções.

Instituição: UFERSA

Docentes do PPGICSH participantes:

Guilherme Paiva de Carvalho Martins

Compartilhe:

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter