Capoeira Angola na UERN – Em homenagem a professora Cláudia dos Reis Lisboa (2022-2023)
Descrição: A capoeira é uma prática cultural multifacetada que passou por inúmeras modificações ao longo do tempo até sua consolidação como patrimônio cultural imaterial da humanidade, reconhecida pela UNESCO. Influenciada pelas artes marciais bantus africanas, sua essência é resultado do encontro africano nas Américas, ou seja, da diáspora. Foi proibida, perseguida e criminalizada durante vasto período, quando passou por um processo de esportivização. Da possibilidade legítima de existir, gradativamente ela foi tomando espaço e se multiplicando até se tornar um elemento cultural com forte ligação com a nacionalidade brasileira. O projeto tem como objetivo criar um espaço para a inserção e o fomento da capoeira dentro do Campus Central da UERN, com a criação de um espaço de interação entre a ACN-OA, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Será oportunizado aos/às participantes o desenvolvimento de competências atléticas, musicais e em ciências humanas e sociais aplicadas.
Integrantes: Carlos Eduardo Martins Torcato – Coordenador / Carlos Heitor Pereira Liberalino – Integrante / Daniel Augusto de Lima Mariano – Integrante.
@Mulheres ON
Descrição: A proposta visa conectar e estimular os discentes do curso de Ciências Sociais e Política, as instituições e a sociedade para o aprofundamento do tema a partir das mais diversas áreas de saberes e experiências, promovendo o debate de inserção das mulheres nos mais variados espaços de atuação.
Integrantes: Cyntia Carolina Beserra Brasileiro – Coordenador / Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros – Integrante.
Balaio da Música (2021 – Atual)
Descrição: O desenvolvimento das tecnologias digitais potencializou a difusão dos bens culturais, modificando as formas de produção da arte e os modos de ensino e aprendizagem do fazer artístico. No contexto da sociedade da informação, o uso de softwares e hardwares nos processos de produção e registro da música, por exemplo, reduziu os custos de gravação, potencializando os meios de divulgação da produção artística de musicistas, sejam profissionais ou autodidatas, intérpretes e/ou bandas independentes. A proposta do Balaio da Música é divulgar o trabalho artístico de intérpretes, musicistas profissionais e autodidatas, bandas que produzem de forma independente, recorrendo, para essa ação, às tecnologias digitais e às redes sociais. Para a concretização da proposta pretende-se realizar entrevistas com musicistas profissionais e autodidatas para produzir programas televisivos e conteúdos em formato de áudio, divulgando a música independente em redes sociais na internet. Desse modo, o projeto extensionista Balaio da Música propõe a difusão da produção musical, bem como dos modos de ensino e aprendizado de gêneros musicais diversificados que caracterizam pluralidade cultural da música brasileira. A proposta visa, portanto, produzir programas televisivos e podcasts para divulgação da cultura musical por meio da TV Universitária com o suporte de tecnologias digitais, dando espaço nos meios midiáticos da internet para o trabalho artístico de musicistas profissionais e autodidatas, intérpretes, bandas e compositores/as que se dedicam ao campo da música.
Integrantes: Guilherme Paiva de Carvalho – Coordenador / Paulo Marcello Fonseca Marques – Integrante / Karlla Christine Araújo Souza – Integrante / Giann Mendes Ribeiro – Integrante / Fabiano José Morais da Silva – Integrante / José Renato de Araújo Sousa – Integrante.
Sobre Humanas (2019 – Atual)
Descrição: Sobre Humanas é um projeto de ação de extensão que tem como finalidade difundir o conhecimento produzido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH/UERN), além de pesquisas no campo das humanidades realizadas no Brasil e no mundo. Para tanto, propõe-se a difusão de saberes, do conhecimento, da arte e da cultura por meio da produção audiovisual de programas a serem realizados em parceria com a UERN TV e a Rádio UERN. A proposta visa produzir conteúdos televisivos e radiofônicos para divulgação na TV Universitária e na Rádio Universitária da UERN, além de materiais impressos em formato digital sobre as pesquisas divulgadas nas entrevistas realizadas nos programas. Além da difusão de pesquisas e saberes transdisciplinares sobre temáticas variadas no campo das humanidades, a proposta se constitui como uma forma de difusão e democratização do conhecimento por meio da difusão em formatos audiovisuais digitais de pesquisas acadêmicas nas Ciências Sociais e Humanas, além da cultura em geral, incluindo música, poesia e artes.
Integrantes: Guilherme Paiva de Carvalho – Integrante / Marcos de Camargo Von Zuben – Coordenador / Karlla Christine Araújo Souza – Integrante.
Catavento Cultural: círculos, conversas e arte (2023 – Atual)
Descrição: O projeto Catavento Cultural: círculos conversas e arte busca dialogar através da arte, dos círculos de cultura e de rodas de conversa, com os diferentes sujeitos do cotidiano acadêmico, como também com aqueles que estão para além da universidade: crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, sujeitos perpassados pelo cuidado no CAPS-AD. Através das intervenções culturais, o projeto buscar transpor as barreiras visíveis e invisíveis que barram o acesso à cultura, a educação e ao diálogo democrático entre os mais diversos grupos sociais. Oportunizando uma experiência transdisciplinar aos extensionistas e alunos da graduação e pós-graduação, aposta na metodologia freiriana para oportunizar novos caminhos para a educação, a arte e o diálogo e possibilitando aos participantes o acesso a múltiplas linguagens da arte e da cultura como modo de romper as barreiras culturais excludentes e discriminatórias.
Integrantes: Karlla Christine Araújo Souza – Coordenador / RAQUEL MARTINS FIRMINO – Integrante / Debora Carlos de Andrade – Integrante / Antonia Mariana Bezerra Silva – Integrante / Francisco de Assis Cavalcante Oliveira Júnior – Integrante / Georgia Janine Oliveira Rosado Alves – Integrante / Lucas Victor Lemos Germano – Integrante / Maria Katiane Formiga Miranda – Integrante.
Programa Cultura, Educação e Ruralidades (2023 – Atual)
Descrição: Cultura, Educação e Ruralidades é um programa de extensão que objetiva garantir aos povos quilombolas do campo o direito à comunicação, a cultura e a educação estando estas três dimensões organizadas em linhas de atuação. Sobre a comunicação, trata-se de atividades voltadas à socialização dos meios audiovisuais de produção, objetivando que esses sujeitos possam representar a si próprios em narrativas documentais, em perspectiva popular e coletiva. No tocante à cultura, o presente programa desenvolverá atividades voltadas ao fortalecimento das Associações Socioculturais presentes na comunidade quilombola Picada e seu entorno (zona rural de Ipanguaçu), desde assessoria para captação de recursos públicos, até o fortalecimento dos projetos já desenvolvidos nas Associações. E a educação aparece transversalmente nessas duas primeiras linhas de atuação, mas ela também será contemplada por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidas em parceria com os docentes e discentes da Escola Quilombola Nelson Borges Montenegro.
Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Integrante / Ozaias Antônio Batista – Coordenador.
PROGRAMA ESCOLA DA TERRA (2022 – Atual)
Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Coordenador / Ozaias Antônio Batista – Integrante.
Ações integradas formação de professores e educação do campo (2010 – Atual)
Integrantes: Melquisedeque de Oliveira Fernandes – Integrante / Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco – Coordenador.
Diversidade, conhecimento e sociedade: ensino e formação continuada na educação básica (2024 – Atual)
Descrição: O projeto de extensão Diversidade, Conhecimento e Sociedade congrega ações extensionistas de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO UERN/UFERSA/IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). A ação extensionista é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN), a Associação Areia-branquense de Kitesurf, a Associação Sociocultural da Picada, da comunidade quilombola Picada do município de Ipanguaçu (RN) e a Produtora Cultural Piauizando Produções. Como ação extensionista interdisciplinar, a proposta está inserida no Primeiro eixo do PROEXT: Educação (Fortalecimento da Educação Básica no Semiárido Potiguar). Neste sentido, como resultados esperados pretende-se desenvolver programas de fomento à educação básica em comunidades tradicionais, rurais e urbanas no semiárido do Rio Grande do Norte, considerando a perspectiva da equidade para promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com práticas voltadas para redução da evasão escolar, fortalecimento da aprendizagem, suporte a estudantes em situação de vulnerabilidade acadêmica, capacitação de docentes para o uso de metodologias ativas e inovadoras e a inclusão social pela educação e o uso de tecnologias digitais (CARVALHO, 2015). A proposta tem como objetivo geral integrar pesquisas científicas com atividades extensionistas voltadas para formação continuada de docentes da educação básica, educação inclusiva, equidade e diversidade cultural, educação para as relações étnico-raciais, consultorias pedagógicas para elaboração de projetos, políticas, materiais pedagógicos e planejamentos institucionais voltados à gestão educacional em escolas públicas localizadas em comunidades rurais, urbanas, quilombolas e tradicionais do semiárido do Rio Grande do Norte. Para alcançar o objetivo geral, o presente projeto de extensão propõe os seguintes objetivos específicos: 1) integrar pesquisas, ações e formações ofertadas em nível de pós-graduação e programas formativos da graduação com a comunidade universitária e escolas públicas situadas em comunidades rurais, urbanas, quilombolas e tradicionais do semiárido do Rio Grande do Norte; 2) realizar ações formativas para as redes públicas de ensino do estado do Rio Grande do Norte voltadas para o uso de tecnologias digitais nas práticas educacionais; 3) promover a formação continuada de docentes e gestores de escolas do RN na educação para as relações étnico-raciais; 4) oferecer formação para a pesquisa e metodologias investigativas inovadoras para professores/as da educação básica da rede pública de ensino do semiárido do RN; 5) trabalhar com a formação de professores para desenvolverem o papel de formadores multiplicadores da iniciação científica na educação básica por meio da criação de um modelo de orientação e planejamento de projetos de pesquisa para professores/as e estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental em Feiras de Ciências e Mostras Científicas; 6) desenvolver competências e habilidades por meio de ações nas escolas para mediar conflitos e construir saberes para o enfrentamento de situações de violência e indisciplina no cotidiano escolar. A proposta se baseia em uma perspectiva interdisciplinar, conciliando teorias da Educação e das Ciências Sociais e Humanas O projeto abrange atividades de extensão coordenadas por Karlla Christine Araújo Souza, Josélia Carvalho de Araújo, Carlos Eduardo Martins Torcato, Jean Mac Cole Tavares Santos e Marcelo Bezerra de Morais da UERN, o Professor Doutor Emerson Augusto de Medeiros e o Professor Doutor Ozaias Antônio Batista da UFERSA.
Integrantes: Ozaias Antônio Batista – Integrante / Karlla Christine Araújo Souza – Integrante / Carlos Eduardo Martins Torcato – Coordenador / Paulo Márcio Rodrigues Pereira – Integrante / Jucieude de Lucena Evangelista – Integrante / Guilherme Paiva de Carvalho – Integrante / Emerson Augusto de Medeiros – Integrante / Jean Mac Cole Tavares Santos – Integrante / Josélia Carvalho de Araújo – Integrante / Marcelo Bezerra de Morais – Integrante / Raíssa Medeiros – Integrante / Maria Eduarda Marinho Freire de Andrade – Integrante / Carlos Teófilo de Carvalho Lima – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Remuneração.
Tecendo Redes de Cidadania (2024 – Atual)
Integrantes: Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros – Coordenador / Joao Vitor Bezerra de Souza – Integrante.